- Perceber a importância do desenvolvimento das atividades lúdicas em sala de aula;
- Estar preparado para utilizar todos os tipos de brincadeira;
- Partir da realidade dos alunos, ver suas necessidade;
- Buscar alternativas de interação;
- Respeitar a criança como um todo e, assim promover o seu desenvolvimento integral;
- Proporcionar situações de brincar livre e dirigido que tente atender as necessidades e aprendizagem das crianças.
A brincadeira, como eixo da proposta educativa, é um conceito bastante utilizado. Friedrich Froebel (Alemanha, 1782 – 1852), criador do jardim de infância, defendia o uso pedagógico de jogos e brinquedos organizados e sutilmente dirigidos pelo professor. Durante as décadas subsequentes, vários educadores alertaram para a importância do lúdico na Educação.
Brincar favorece a auto-estima da criança e a interação com seus pares, propiciando situações de aprendizagem que desafiam suas capacidades cognitivas. Por meio do jogo simbólico, elas aprendem a agir, têm a curiosidade estimulada, adquirem iniciativa e exercitam sua autonomia. Os brinquedos são ferramentas e parceiros silenciosos que desafiam a criança, possibilitam descobertas e a compreensão de que o mundo está cheio de possibilidades e de oportunidades para a expansão da criatividade.
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