sábado, 13 de maio de 2017

Brincando.....

Amarelinha


Risque no chão do pátio ou no papel pardo grande, quadradinhos numerados, e jogando uma pedrinha no primeiro número a criança deve ir pulando com um pé só no quadrado sozinho e com os dois pés quando for dois quadrados até chegar o final. A criança deve continuar até pisar na linha ou pisar no número errado. Com essa brincadeira além de divertida, aprende os números e ajuda a coordenação motora da criança.
Estimula: Habilidade motora em saltar com um e / ou dois pés, equilíbrio, lateralidade, controle direito e esquerdo, percepção de distância, agilidade, autoimagem, orientação espaço temporal, coordenação óculo segmentar e mira ocular
Participantes: Uma ou mais crianças
Faixa etária indicada: Crianças maiores de 3 anos

Jogo da velha


Em um papel desenhe uma #, cada participante deve escolher se quer ser o O ou o X, a intenção da brincadeira é marcar uma sequência de seus símbolos e quem conseguir primeiro ganha a brincadeira.
Estimula: Jogo de raciocínio lógico, matemático e estratégico. Serve ainda para trabalhar a coordenação motora, senso de lógica, senso direcional e planejamento.
Material: Papel e lápis
Faixa etária indicada: Crianças maiores de 5 anos

Quebra cabeça


É um jogo onde o jogador deve resolver um problema proposto, encaixar as peças para formar uma figura. Nesse tipo de jogo, o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física.  É recomendado o gradual aumento do nível de dificuldade em cada jogo para estimular ainda mais o progresso da criança em todas as áreas anteriormente citadas.
Estimula: Desenvolvimento físico, neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos. Alguns estudiosos afirmam, inclusive, que este brinquedo auxilia também em processos de amadurecimento e resoluções de questões de cunho psicológicos.
Material: Quebra cabeças fabricados com madeira, papelão, plástico e espuma
Faixa etária indicada: Crianças maiores de 3 anos

Massinha de modelar


É um recurso simples e de grande importância de ser oferecido na fase inicial da alfabetização.
Estimula: Coordenação motora fina, a criatividade, concentração, estimula a matemática, apresentar e descobrir novas formas, cores, novas texturas, sensações, movimento e socialização das crianças.
Faixa etária indicada: Crianças maiores de 3 anos

Jogo da memória


A brincadeira pode ser explorada de várias maneiras e para o aprendizado de todas as disciplinas. Por conter regras, o jogo pode ser explorados na matemática para o aprendizado da tabuada (assimilar e memorizar números), na língua portuguesa para o aprendizado da alfabetização (identificação de letras), na educação artística para o aprendizado de formas (cubo, retângulo, quadrado, esfera, círculo, triângulo) e assim por diante. 
Estimula: A criatividade, imaginação, exercita a memorização e o raciocínio lógico
Material: Jogos da memória fabricados de EVA, madeira, tecido, cartolina, papelão, plástico
Faixa etária indicada: Crianças maiores de 4 anos

Descubra qual é a fruta


Para desenvolver essa atividade utilizar frutas trazidas pelas crianças, sentar em roda e apresentar as frutas passando de mão em mão para que sintam as texturas, abrir as frutas para mostrar como elas são por dentro. Vendar os olhos de todas as crianças uma por vez, pegar um pedaço de uma das frutas para que elas sintam o cheiro e em seguida colocar na boca para que elas descubram qual é a fruta.
Estímulo:  O olfato, o paladar e o tato. Além de incentivar a  alimentação saudável
Material: Fruta, bandeja e venda
Faixa etária indicada: Crianças maiores de 2 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário